Reologia Interfacial

Reologia Interfacial

Quando as camadas interfaciais são deformadas, forças atuam contra essa deformação. Existem principalmente duas formas de deformação, sendo elas por cisalhamento, que altera a forma da interface em área constante e a deformação dilatacional, que mantém a forma constante, mas altera a área da superfície. A possibilidade de expandir e comprimir uma camada interfacial é uma peculiaridade diferente da reologia, onde, em uma primeira abordagem, é assumida a incompressibilidade dos líquidos. Os tensiômetros de análise de perfil e de pressão capilar também são adequados para medir a reologia dilatacional por meio de perturbações de área. A nossa representada Sinterface desenvolveu para esse fim, o equipamento PAT1, que permite oscilações de baixa frequência até um máximo de 0,2Hz, para aplicação de frequências maiores de oscilação, os seus engenheiros desenvolveram o analisador de pressão capilar oscilante e pressão capilar ODBA, que permite estudos da viscoelasticidade dilatacional em frequências que variam de 1 – 100Hz. Esses acessórios permitem a realização de análises para medições de tensões interfaciais entre um líquido e um fluído, onde a densidade dos fluídos tem influência ou também para experimentos de oscilação de gota / bolha, onde apenas as alterações de pressão devem ser medidas.  Além da reologia dilatacional, a Sinterface possui o reômetro de cisalhamento interfacial ISR que realiza a reologia de cisalhamento de camadas interfaciais. Devido ao princípio aplicado de um pêndulo de fio de torção, ser muito sensível e poder sondar a formação de estruturas em interfaces com viscoelasticidades de cisalhamento muito baixas.

Solicite mais informações

Produtos relacionados

Tensiômetro de Perfil de Análise PAT1M

Tensiômetro de Perfil de Análise PAT1M

Equipamento de tensiômetro de ângulo de contato, com a faixa de medição de 1 até 2000 mN/m e resolução de ± 0.01 mN/m, faixa  de ângulo de contato de 2 até 178°, sistema de dosagem automático (e um segundo sistema de dosagem é opcional), controle automático do volume área da gota pendente, bolha flutuante, tensão interfacial elasticidade e viscosidade dilatacional, ângulo de contato, oscilações da gota/bolha 0,001 a 0,5 Hz na versão básica do equipamento, até 200 Hz no Módulo ODBA-1M. Resolução da câmera CMOS 1280x1024p, taxa de atualização de 25 a 320 imagens/s.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Olá, precisa de ajuda?