Análise de Ceras e Parafinas: Previsão e Controle da Deposição para Garantia de Escoamento

Lavadora SMEG
Lavadora SMEG
Lavadora SMEG
Lavadora SMEG
Lavadora SMEG
Lavadora SMEG

Soluções PSL para determinar a Temperatura de Aparecimento de Cera (WAT), quantificar a deposição e avaliar a eficiência de inibidores sob condições estáticas, de cisalhamento e de fluxo.

Equipamentos especializados para enfrentar um dos maiores desafios da garantia de escoamento: a cristalização e deposição de parafinas. As soluções da PSL, trazidas ao Brasil pela ReoTerm, fornecem dados essenciais para o controle da produção e transporte de petróleo em baixas temperaturas.

O Desafio da Deposição de Ceras e Parafinas

À medida que o petróleo bruto esfria durante seu trajeto do reservatório até a superfície, os componentes de parafina e cera dissolvidos podem cristalizar e se depositar nas paredes internas das tubulações. Este acúmulo restringe o fluxo, aumenta os custos de bombeamento e pode levar ao bloqueio completo da linha, resultando em perdas de produção massivas e operações de remediação complexas.

Para mitigar esses riscos, é fundamental entender precisamente o comportamento da amostra: determinar a temperatura exata em que os primeiros cristais se formam (WAT), quantificar a tendência de deposição e avaliar a eficácia dos tratamentos químicos com inibidores de cera (WI).

Equipamentos Recomendados

Família de Produtos Cold Finger: Avaliação da Tendência de Deposição

O método Cold Finger é uma técnica consagrada para examinar a deposição de cera em petróleo bruto e condensados, bem como para avaliar a eficiência de inibidores de cera (WI). A PSL Systemtechnik aprimorou este método, desenvolvendo uma família de equipamentos que oferecem maior reprodutibilidade, facilidade de manuseio e registro de medições via software.

O princípio consiste em imergir um cilindro resfriado (o "dedo frio") em uma amostra de óleo aquecida e agitada, para quantificar o depósito de cera que se forma na superfície fria.

A família Cold Finger da PSL foi projetada para cobrir todas as necessidades de análise. Oferecemos soluções para triagem de alta produtividade com até 15 posições de medição simultâneas (Multi-Rack Cold Finger CF15) , testes de rotina com 6 posições (Multi-Place Cold Finger CF6) , e análises em campo com uma unidade portátil de 2 posições (mobile Cold Finger mCF2). Para simular condições de dutos com maior fidelidade, o Coaxial-Shear Cold Finger (cCF6) mede a deposição sob condições de cisalhamento constante, aplicando rotação ao dedo.

Multi-Rack Cold Finger CF15

Multi-Rack Cold Finger CF15

Multi-Place Cold Finger CF6

Multi-Place Cold Finger CF6

Mobile Cold Finger mCF2

Mobile Cold Finger mCF2

Coaxial-Shear Cold Finger (cCF6)

Coaxial-Shear Cold Finger (cCF6)

Mais Informações
Sistema de dosagem SMEG

Optical WAT Detector OWD: Precisão na Detecção do Início da Cristalização

A determinação precisa da Temperatura de Aparecimento de Cera (WAT) é de alta importância para múltiplas aplicações. O Optical WAT Detector (OWD) permite uma medição rápida e precisa do início da cristalização da cera em amostras de óleo , utilizando o princípio da luz polarizada cruzada (CPM).

Uma de suas grandes vantagens é a necessidade de um volume de amostra muito pequeno, inferior a 1 ml. Projetado tanto para uso em laboratório quanto como uma unidade portátil para testes em campo, o OWD oferece alta flexibilidade.

Determinação de WAT - Luz sobre Temperatura

Imagem do equipamento Floc FT5

Wax Flow Loop WL: Simulação Dinâmica da Deposição em Dutos

O Wax Flow Loop é um instrumento de laboratório compacto e totalmente automatizado que permite examinar os efeitos da precipitação e deposição de ceras, parafinas e asfaltenos em dutos. O sistema bombeia a amostra através de um duto modelo resfriado, medindo a pressão diferencial para indicar o início e o desenvolvimento dos depósitos.

É ideal para obter resultados rápidos na pesquisa de agentes inibidores e dissolventes, utilizando pequenos volumes de amostra (a partir de 100 ml) e permitindo também a execução de testes de reinício de fluxo (yield stress).

Sistema de dosagem SMEG
Imagem do equipamento Floc FT5

ReoTerm e PSL: Soluções Completas para o Controle de Ceras e Parafina

Do diagnóstico preciso da Temperatura de Aparecimento de Cera à avaliação de inibidores sob condições estáticas, de cisalhamento ou de fluxo dinâmico, a ReoTerm oferece o portfólio completo da PSL Systemtechnik para o controle de depósitos de ceras e parafinas.

Nossa equipe de especialistas está pronta para entender seus desafios específicos e configurar a solução ideal para garantir a fluidez e a eficiência da sua operação. Evite os riscos da deposição de cera. Fale com nossos especialistas e descubra a tecnologia certa para sua aplicação.

Veja outras soluções da PSL

Análise da Precipitação de Asfaltenos
Análise da Precipitação de Asfaltenos Mais Informações
Análise de Depósitos de Ceras e Parafinas
Análise de Depósitos de Ceras e Parafinas Mais Informações
Análise da Formação de Incrustações (Scale)
Análise da Formação de Incrustações (Scale) Mais Informações
Análise de Hidratos de Gás
Análise de Hidratos de Gás Mais Informações
Análise do Comportamento e Propriedades de Escoamento
Análise do Comportamento e Propriedades de Escoamento Mais Informações
Análise do Teor de Sulfeto de Hidrogênio
Análise do Teor de Sulfeto de Hidrogênio Mais Informações
Análise de Propriedades de Líquidos
Análise de Propriedades de Líquidos Mais Informações
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Olá, precisa de ajuda?